A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil é motivo de significativos problemas para o crescimento econômico do país. De modo geral, esse fato já foi notado há algum tempo. A explicação para a falta de mão-de-obra qualificada tem raízes na baixa qualidade da educação básica e do oferecimento aquém do esperado de cursos de nível técnico. Agora o problema está se tornando grave para grandes grupos emperesariais.
Grandes empresas brasileiras (a Petrobrás é um exemplo) sofrem com a falta de pessoal qualificado para exercer determinadas funções.
O governo da presidente Dilma Rousseff lançará um programa chamado Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) com a intenção de formar milhares de profissionais qualificados até 2014. Os ministérios da educação, da ciência e do trabalho estão empenhados em estudar as ações desse plano.
A previsão é de que muitos professores sejam contratados e qualificados para exercer a função docente para número tão expressivo de alunos.
"Segundo Haddad, o Pronatec funcionará em articulação com o FIES – Financiamento Estudantil. Desta forma os cursos técnicos de qualificação profissional terão financiamento do Fies para cursos para alunos do ensino médio, requalificação de trabalhadores e expansão da rede de ensino técnico federal." (Fonte: Pronatec)
Com informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário