terça-feira, 15 de março de 2011

Professores universitários - titulação ou eficiência pedagógica.

Há muitos comentários entre alunos universitários de que seus professores detentores de títulos de mestre, doutor e até livre docente deixam a desejar em suas aulas.   São eficientes pesquisadores, entendem do assunto, mas no liguarjar popular "as aulas não deslancham."
A eficiência pedagógica não é fácil de ser adquirida. Fica difícil afirmar se existe algum curso que pode promovê-la, uma coisa é certa, os títulos não garantem ao professor universitário habilidade para ministrar uma boa aula. Isso ocorre principalmente pela cultura da pesquisa dissociada do processo ensino-aprendizagem, o qual muitas vezes é adquirido com a experiência.
Achar um denominaor comum entre titulação e eficiência pedagógica seria o desejado. Um bom artigo sobre esse assunto pode ser lido no site da Fundação Aprender, Vanius Paiva Zaidem Silva  aborda vários aspectos referente ao tema.Compensa lê-lo.

Um comentário:

  1. Com certeza, já vi muito isso...falta-lhes metodologia e experiência q se adquire com o tempo. Qdo entramos em uma sala, temos que ter pelo menos umas 4 ou mais estratégias diferentes para abordar determinado assunto e aprendizagem seja efetivada!

    ResponderExcluir