terça-feira, 28 de junho de 2011

Saiba as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado.

Publicado originalmente no site Cursos & Profissões.
Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado
Para começo de conversa os dois cursos são de graduação e ambos possibilitam que a pessoa continue seus estudos em nível de mestrado e doutorado.
A diferença básica está no currícuo dos cursos, no curso de Licenciatura o graduando estuda matérias pedagógicas específicas como: estrutura e funcionamento da educação básica, didática geral e específica, psicologia da educação, sociologia da educação etc. No final do curso obtém-se a habilitação para dar aulas no ensino fundamental e médio. Ex.: Licenciado em Geografia, Licenciado em Matemática; e assim por diante.
No curso de Bacharelado o graduando tem um direcionamento para matérias que o possibilitam exercer uma profissão, algumas, dependendo do curso, podem ser até práticas. Ao final obtém-se o título de bacharelado que habilita para o exercício de uma profissão. Ex.: bacharelado em direito, advogado (depois que passar na OAB), bacharelado em odontologia, dentista, etc.
Há possibilidade de cursar as duas modalidades simultaneamente, o que normalmente acontece, aí a pessoa saí com os dois títulos (eu cursei um ano de bacharelado, mas depois fui para licenciatura).
Em ambos o estágio é obrigatório.
Tanto em curso como em outro os estágios são obrigatórios, no caso da Licenciatura o aluno deve cumprir 300 horas de estágio. Nos cursos de Bacharelado a carga horária para se cumprir dependerá das características e exigências do curso.
Dúvidas frequentes.
Um bacharelado pode dar aulas?
Sim. O que ele não pode é prestar um concurso para dar aula, ou melhor, pode até prestar, mas não poderá assumir.
No estado de São Paulo a Portaria DRHU nº 12, de 14 de dezembro de 1999 deixa claro que na falta de um profissional licenciado um bacharelado poderá assumir as aulas, desde que este tenha cursado no mínimo 160 horas da disciplina que ministrará. Ex.: um engenheiro que teve 160 horas no currículo de matemática poderá dar aulas de matemática.
Existem bacharelados muito competentes dando aulas em cursinhos pré-vestibular e escolas particulares. Constatados por mim, engenheiro dando aula de físíca, médico dando aula de biologia, etc.
Um licenciado pode exercer uma profissão específica?
Aí é mais complicado. Normalmente as profissões têm orgãos reguladores, um licenciado em geografia não conseguirá obter o CREA para trabalhar se não for bacharelado, pois que, para a empresa ter um responsável para assinar um relatório de impacto ambiental, por exemplo, a pessoa deve possuir o CREA.
De todo modo, se a profissão que ela for seguir não necessitar de um registro específico, por exemplo, uma licenciado que trabalha prestando consultoria ao assessoria em sua área, nada o impede.
Para mais informaçãoes e constatações consultem Tipos de Curso e de Diplomas site oficial do ministério da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário